Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS lançam quarta edição do Prêmio RBS de Educação

Iniciativas de incentivo à leitura em diferentes disciplinas podem se inscrever até dia 12 de setembro.

O Prêmio RBS de Educação — Para Entender o Mundo chega à sua quarta edição e irá premiar iniciativas de educadores e estudantes das redes pública e privada do Rio Grande do Sul que desenvolvam práticas de mediação entre leitores e textos. As inscrições estão abertas de 21 de julho a 12 de setembro.

Em seu quarto ano, o Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo destacará projetos de educadores de todas as disciplinas e estudantes da educação básica, que podem se inscrever nas seguintes categorias: Educador de Escola Pública, Educador de Escola Privada, Jovem Protagonista de Escola Pública, Jovem Protagonista de Escola Privada. Serão quatro (4) vencedores, sendo um (1) de cada categoria.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: www.premiorbsdeeducacao.com.br

A quarta edição do Prêmio passou por algumas mudanças em relação aos anos anteriores. Antes, os participantes enviavam relatos escritos. Agora, os interessados devem enviar vídeos de até cinco (5) minutos mostrando sua prática de mediação de leitura. Os quatro vencedores receberão ZH Tablets e troféus.

Apesar de ser voltada à leitura, a premiação é aberta a projetos de todas as disciplinas, como Matemática, Química e Física, desde que as iniciativas inscritas tenham como foco o texto em suas diferentes formas.

Podem participar das categorias Jovem Protagonista de Escola Pública e Jovem Protagonista de Escola Privada estudantes entre 12 e 24 anos matriculados em instituição de educação básica de escola pública ou privada.

O site do prêmio também oferece o curso online Encontros de leituras para boas conversas, gratuito e aberto a todos interessados no tema mediação de leitura. O curso é certificado pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS).

O Prêmio RBS de Educação é uma realização do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa expressa os compromissos da RBS com o desenvolvimento da Educação Básica no país.