Bate-papo ocorrerá na sede do Grupo RBS e contará com a presença de jornalistas que cobrem a área da educação

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho  e a Rádio Gaúcha   promoverão uma reunião-almoço com o presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Antônio Gois, nesta quinta-feira (23). Participarão do encontro repórteres e editores que cobrem a área da educação.

Desde 2016, Gois preside a associação criada por jornalistas com o objetivo de qualificar a cobertura de educação nos veículos de comunicação. Além de uma rede de troca de informações sobre a área, a Jeduca produz conteúdos para auxiliar nas reportagens e conta com uma editora pública disponível para ajudar gratuitamente os jornalistas em suas apurações.

Repórter de educação da Gaúcha, Angela Chagas participou das discussões para a criação da Jeduca e avalia que o encontro será uma forma de integrar os jornalistas que cobrem o tema no Rio Grande do Sul. Também será possível conhecer um pouco mais do trabalho de um dos repórteres e colunistas de educação mais reconhecidos no país.

– O Gois tem mais de 20 anos de atuação na área da educação, acompanhou momentos importantes de mudanças na política educacional, como a criação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), do Enem, do Plano Nacional de Educação. É uma oportunidade de conversarmos sobre o que estamos fazendo e qualificar o nosso trabalho – destacou Angela.

A Rádio Gaúcha apoia a Jeduca desde a sua criação e tem ampliado a cobertura dos temas ligados à educação. Um exemplo disso é a estreia, no ano passado, de um quadro de educação no Gaúcha Atualidade. A partir de fevereiro deste ano, a coluna da repórter Angela Chagas no programa passou a ser diária.

_________________

Antonio Gois é colunista do jornal O Globo e da Rádio CBN, no Rio de Janeiro, e repórter do Canal Futura. Trabalha desde 1996 na cobertura de educação e já venceu diversos prêmios por reportagens na área, como Esso e Embratel. Entre 2010 e 2011 foi bolsista na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, onde estudou avaliação educacional.