Repórteres e editores de veículos do Grupo RBS participaram nesta quinta-feira, 23 de março, de uma reunião-almoço com o presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Antônio Gois. No bate-papo, o colunista do jornal O Globo e da Rádio CBN, do Rio de Janeiro, apresentou o trabalho da associação e falou sobre os desafios na cobertura da educação nas redações.

 

IMG_9223

(Antônio Gois | Foto: Angela Chagas )

A Jeduca foi criada em 2016 com o objetivo de ajudar a qualificar o trabalho dos repórteres que cobrem educação. São mais de 500 membros em todo o País que formam uma rede de troca de informações e que têm a possibilidade de consultar, gratuitamente, uma editora pública que auxilia na discussão de pautas e abordagens.

No encontro, realizado na sede da RBS, Gois reforçou que a Jeduca não trabalha apenas com os setoristas de educação, mas também jornalistas que cobrem o tema esporadicamente e que, muitas vezes, encontram dificuldades para construir reportagens pela complexidade dos temas. Ele ainda reforçou a importância de ampliar e qualificar a cobertura da área.

“São assuntos complexos, que vão desde a educação infantil até a pós-graduação. A busca por conhecimento mais aprofundado é importante porque o jornalista que cobre educação precisa entender de seus vários campos”, disse Gois.

IMG_9271

( Jornalistas do Grupo RBS e assessores das Secretarias de Educação e de Sindicatos. Foto: Agência RBS)

O debate foi organizado pela Rádio Gaúcha e Fundação Maurício Sirostky Sobrinho e também reuniu jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho e RBSTV, além de assessores de imprensa representando as redes de ensino estadual, privada e municipal de Porto Alegre.

A repórter de Educação da Rádio Gaúcha, Angela Chagas, é membro do Comitê Editorial da Jeduca e afirma que o encontro ajudou a integrar o trabalho dos jornalistas que cobrem o tema no Grupo RBS e a aproximar os profissionais das ações feitas pela associação.

A participação na Jeduca é aberta a jornalistas e estudantes de jornalismo. Mais informações no site da associação.