O QUE É DESIGN THINKING, E PORQUE É IMPORTANTE PARA EDUCADORES?

Teus projetos educativos são um sucesso?

O termo “Design Thinking” pode ser assustador em um primeiro momento – algo sofisticado, inalcançável para pessoas comuns. Entretanto, ele é bem mais simples do que você imagina, e pode ser fundamental para melhorar sua capacidade de ensinar aos alunos na sala de aula.

Vamos começar pela explicação do conceito:


O QUE É DESIGN THINKING?

O conceito foi desenvolvido a partir do final dos anos 60, a partir do livro “A ciência do artificial”, de Herbert Simon. Esse método constrói soluções a partir de um objetivo inicial, em vez de identificar um problema e trabalhar em cima dele. Com a construção de soluções a partir de objetivos, os parâmetros do problema e as soluções dele são definidas ao mesmo tempo. Dessa forma, a construção desta solução se faz através de uma síntese.
De acordo com o projeto Design Thinking para Educadores, isso é mais que uma simples metodologia: é uma abordagem sobre conteúdos, questões, problemas, fenômenos. Nas palavras dos autores Tennyson Pinheiro e Luis Alt: “quando se fala em metodologia, logo as pessoas criam a expectativa de que vão aprender um passo a passo, uma receita de bolo. E não é bem esse o caso”. A ideia é produzir releituras do processo a partir das demandas de quem os usa.

PORQUE ISTO É IMPORTANTE PARA OS EDUCADORES?

Professores e trabalhadores da educação em geral trabalham diariamente com dezenas, centenas de pessoas com realidades absolutamente diversas no ambiente escolar. Essa diversidade não é apenas cognitiva: as histórias dos alunos mudam, e por isso os processos de aprendizagem e os métodos de ensino precisam estar de acordo com essas histórias.
A abordagem do design thinking permite aos educadores adaptar seus métodos em sala de aula aos aprendizados necessários pelos alunos, possibilitando resultados melhores e resultados criativos. Essa abordagem facilita a criação de redes de aprendizagem, através da construção conjunta de soluções de acordo com as diferentes realidades de todas as pessoas envolvidas na educação formal.

 

QUAIS SÃO AS FASES DO PROCESSO DE DESIGN THINKING?

De acordo com o projeto Design Thinking para Educadores, são cinco as fases desta abordagem:

1. Descoberta
Eu tenho um desafio – como posso abordá-lo?
2. Interpretação
Eu aprendi alguma coisa – como posso interpretar?
3. Ideação
Eu vejo uma oportunidade – como posso criar?
4. Experimentação
Eu tenho uma ideia – como posso concretizá-la?

5. Evolução
Eu experimentei uma coisa nova – como posso aprimorá-la?

COMO EU POSSO APRENDER MAIS SOBRE DESIGN THINKING?

O Instituto Educa Digital, em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, promove em Porto Alegre, no dia 26 de agosto, das 9h às 17h, uma oficina de design thinking na Escola RBS (Avenida Érico Veríssimo, 400, 6º andar).
A oficina será com a facilitadora Bruna Nunes, formada em Comunicação Social pela UFRJ, mestre em Ciências Sociais e doutora em Estudos Internacionais e Interculturais pela Universidad de Deusto (Espanha). É fellow da Sylff Fundation for Young Leaders, cujo grant permitiu o desenvolvimento de um projeto de educomunicação com jovens imigrantes premiado pela Erasmus Academic Network Children´s Identity and Citizenship in Europe. Bruna atua na formação de professores para o uso da tecnologia digital e em projetos focados na inovação em educação.
Inscreva-se no curso de Design Thinking para Educadores em Porto Alegre aqui.