Todo final de ano o Banco de Alimentos promove uma grande mobilização no Rio Grande do Sul para arrecadar alimentos não perecíveis e distribuir para as mais de 800 ONGs assistidas por ele.

[Fotos Banco de Alimentos de Porto Alegre]

Em 2016 a FMSS e a RBS TV somaram esforços a campanha dos Bancos Sociais dedicando boa parte do Jornal do Almoço para bater a meta de 2015.O sentimento de solidariedade tomou conta dos colaboradores do Grupo RBS, que ao todo, doaram 818 kg para a ação. A empresa ofereceu a mesma quantia arrecadada pelos seus profissionais, obtendo, portanto, um resultado de 1,6 toneladas de alimentos.

 

 

[Lar de São José recebe parte das doações arrecadadas pelo Grupo RBS e seus colaboradores | Foto: Lisiane Lisboa | Agência RBS ]

A campanha de Natal Desafio do Bem, uma ação do Jornal do Almoço, programa de jornalismo da RBS TV, em parceria  com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e a Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, realizou em 2016 uma grande mobilização em várias cidades gaúchas para arrecadar alimentos. A quantidade de doações teve um número recorde, conseguindo o total de 111 toneladas e atingindo o desafio de superar as 63 toneladas doadas em 2015.

A ação foi lançada no dia 27 de novembro de 2016, no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, durante o evento Te Joga!, também promovido pela RBS TV, e seguiu até 6 de janeiro de 2017. Os postos de arrecadação foram instalados em 12 cidades gaúchas, em uma parceria entre as emissoras locais da RBS TV e os núcleos do Banco de Alimentos, que se responsabilizam pela logística de distribuição.

“Essa é uma ação simples, mas que tem uma importância gigante porque os bancos levam alimentação a milhares de pessoas todos os dias em nossas comunidades”, afirma a gerente executiva da FMSS, Lucia Ritzel.

Para chegar a quantia de 111 toneladas, a campanha foi também direcionada a todos os cidadãos interessados em doar. Para isso, a RBS TV realizou diversas ações de mobilização, todo sábado de dezembro as equipes de jornalismo estiverem ao vivo em algum ponto da cidade de Porto Alegre para mobilizar mais doações. O Banco de Alimentos também não ficou de fora produzindo os sábados solidários junto a supermercados parceiros.