Feira do Livro de Joinville chega à sua 12ª edição em 2015 com o apoio do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS). De 10 a 19 de abril no Centreventos Cau Hansen, os visitantes poderão ir ao auditório, ao palco da feira e ao teatro Juarez Machado para assistir a espetáculos. A cerimônia oficial de abertura, realizada nesta sexta-feira (10) contará com a presença de convidados ilustres, como Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, que abrirá a feira no momento “Encontro com o escritor”.

Entre os demais convidados para o evento, estão personalidades de diversas áreas, como jornalistas, músicos e acadêmicos. Muitos são conhecidos do grande público, como o ator Luís Melo, que fará uma leitura dramática do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, no sábado (11) às 19h no palco principal. Participam do evento representando o Grupo RBS o diretor institucional do Grupo RBS em Joinville, Delton Batista, e a gerente-executiva da FMSS, Lucia Ritzel.

Durante a Feira, a FMSS oferece a oficina Confraria Literária. O projeto do professor Cristiano Abrantes, realizado entre 2011 e 2014, foi finalista doPrêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo em 2013. A atividade será dividida em dois momentos. Primeiro, Cristiano irá apresentar os gêneros poesia, cena e crônica, e sua relação com a composição literária. Na sequência, os participantes serão convidados a criar e apresentar os próprios textos a partir de um dos três gêneros trabalhados pela poesia Ausência Tua, de Gilka Machado, por um diálogo de Os Miseráveis, de Victor Hugo e pela crônica O Padeiro, de Rubem Braga. Atualmente, Cristiano é professor de História no cursinho Conexão e realiza o projeto Academia Literária na Fundação Cultural de Joinville.

Outras ações serão promovidas pelo Grupo RBS, como a distribuição de marcadores de livro para os visitantes. A programação completa está disponível no site oficial da Feira do Livro de Joinville.

Serviço
O quê: 12ª Feira do Livro de Joinville
Quando: De 10 a 19 de abril de 2015, das 9h às 21h (domingo das 10h às 20h)
Onde: Centro de Eventos Cau Hansen. Avenida José Vieira, 315
Entrada gratuita