vencedores_AAV (2)

Felipe, Giséli e Henrique são os vencedores do 4º Prêmio RBS de Educação / Foto: André Ávila

Por Camila Konrath

O Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo conheceu os três grandes vencedores em uma cerimônia ocorrida nesta sexta-feira à noite, na RBSTV. O evento contou com a presença comunicadores do Grupo RBS e os Gauchinhos do The Voice Kids, animando a plateia com canções.

Em seu quarto ano, o Prêmio RBS de Educação destacou as melhores iniciativas de educadores e estudantes das redes pública e privada do Rio Grande do Sul que desenvolvem práticas de mediação entre leitores e textos. Um coquetel para convidados antecedeu o início da cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores nas categorias Educador de Escola Privada, Educador de Escola Pública e Jovem Protagonista de Escola Pública. São eles:

Educador de Escola Privada

Giséli Lindemann Buerger

Colégio Marista Pio XII

Novo Hamburgo – RS

Projeto: Multiplicadores de leitura

Jovem Protagonista de Escola Pública

Felipe Wachholz Bartz

IFSUL – Campus Camaquã

Camaquã – RS

Projeto: Traçando o perfil do leitor

Educador de Escola Pública

Henrique Silveira Leal

EMEF Tuiuti

Osório – RS

Projeto: Ler, pensar e representar: o teatro na escola

Após a seleção do júri especializado, a escolha entrou em votação popular pelo site premiorbsdeeducacao.com.br, contabilizando 135 mil votos até o seu encerramento, no dia 4 de novembro. Os três grandes vencedores ganharam um ZH Tablet e a assinatura da ZH Online com validade de um ano.

O evento contou com as presenças do secretário estadual de Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas e da escritora, jornalista e patrona da 62ª Feira do Livro, Cíntia Moscovich. O secretário destacou a importância da iniciativa de leitura para a educação:

“Nós só conseguimos qualificar a educação se incentivarmos a leitura, que é muito importante para a formação dos nossos jovens. Então, um prêmio como este é um incentivo na educação e na melhoria da qualidade das escolas”.

O presidente da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Nelson Sirotsky, falou sobre o compromisso da FMSS Sobrinho com a educação: “A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho tem dentro dos seus eixos de atuação a questão da melhoria da qualidade da educação de nosso estado. Dentro desta visão nós idealizamos, realizamos e vamos continuar realizando essa missão”.

Entre escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul, o 4º Prêmio RBS de Educação teve 201 inscritos. Este ano, 880 pessoas fizeram o curso online gratuito Encontros de Leitura para Boas Conversas, que trata de estratégias de mediação de leitura para formação de leitores.