O QUE É
Logus: a saga do conhecimento é um game produzido pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e pelo Grupo RBS, e é direcionado aos estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Logus é formado por etapas online e presenciais. Trata-se de um jogo que desenvolve e desafia as diversas competências e habilidades dos jovens, conferindo consistência ao processo de ensino-aprendizagem que cada vez mais precisa ser digital e colaborativo. O game foi elaborado com o objetivo de levar a cultura digital e incentivar novas formas de Educação para as escolas públicas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O projeto é um dos resultados do novo posicionamento da FMSS, que acredita na força transformadora do conhecimento e no potencial de jovens que querem se tornar autores de suas próprias histórias, criando projetos e ações de transformação de suas realidades e comunidades. Os jovens de hoje precisam dominar competências e habilidades que muitas vezes não fazem parte da realidade de suas escolas. Para ser consistente com o contexto digital e com as novas exigências da sociedade contemporânea, o ensino não pode ter o foco apenas em competências cognitivas, ou seja, deve ir para além dos conteúdos das disciplinas escolares e também englobar as chamadas competências socioemocionais. É importante ressaltar que uma não exclui a outra; pelo contrário, quanto mais o jovem domina os comportamentos chamados pela psicologia como Big Five – abertura a novas experiências, extroversão, amabilidade, consciência e estabilidade emocional – melhor é o seu desempenho em sala de aula, e maior o interesse e engajamento no processo de aprendizado em todas as disciplinas.
COMO SE JOGA
Logus é um circuito de quatro missões, que serão desenvolvidas de junho a novembro de 2015. São elas: Vital, que prevê a criação por parte dos jovens de projetos de baixo custo voltados à educação; Planus, um treinamento sobre os conceitos de design thinking; Devs, participação em uma hackthon; Inventus, consolidação do percurso de aprendizagem por meio da elaboração de um projeto.
Além disso, o game propõe uma tarefa bônus que incentiva a participação no 3° Prêmio RBS de Educação. A premiação se dará por meio de recompensas específicas em dinheiro: 2 mil para os 7 projetos mais votados na missão Vital; 4 mil para a equipe vencedora da missão Inventus, 2 mil para a segunda colocada e 1 mil para a terceira. As equipes também receberão certificação e capacitação ao longo das fases, além dos pontos em todas as fases que somados indicarão qual será a grande equipe vencedora do jogo.Além dessa premiação por fases, a escola vencedora será agraciada com a construção de uma sala digital e disruptiva.
Para estar apta a participar do jogo, a equipe deve contar com um mínimo de 12 participante. A escola deve escolher um líder e se cadastrar na Plataforma (www.logusasaga.com.br). Para a participação no jogo, há a necessidade do envolvimento da escola. A inscrição será realizada por meio de um código de ativação que será enviado diretamente para a escola. Desse modo, a equipe deve se organizar e recorrer à direção para conseguir esse código. Não há necessidade da participação da escola em todas as fases, as equipes podem escolher com quais tarefas querem se envolver. No entanto, quanto maior o engajamento da equipe, mais pontos serão reunidos e maior será a chance de se tornar a grande campeã.
AVATARES
O game traz 12 avatares de personalidades diferentes e complementares. O objetivo é que esses personagens aumentem o engajamento dos jovens no desenrolar do jogo. É importante ressaltar que cada avatar tem sua particularidade, entre competências e habilidades mais e menos desenvolvidas. Portanto, para um avanço efetivo no jogo, os alunos precisarão trabalhar em equipe. Ou seja, os avatares contribuem individualmente para o coletivo. Nenhuma habilidade é mais importante do que a outra.