Para um jovem se tornar um verdadeiro leitor, não basta ter livros ao alcance das mãos ou se matricular em uma escola que segue o currículo à risca. Ele precisa de alguém que desperte a inquietação do conhecimento.

Em duas edições do Prêmio, revelamos essas pessoas – professores e voluntários que se rebelam contra as dificuldades do ensino e os desafios do mundo digital para semear a paixão pelos livros e pela leitura em suas diferentes formas.

Também instigamos jovens a serem protagonistas em suas comunidades e a desenvolverem seus próprios projetos – o vencedor recebe apoio da Fundação e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), responsável técnico do Prêmio, para colocar sua ideia em prática.

>> Veja o site do Prêmio RBS de Educação

Além de premiar iniciativas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, oferecemos um curso online de mediação de leitura para o público em geral.

Somando as duas edições, foram mais de 15 mil inscritos para o curso online de mediação de leitura e mais de 2,1 mil relatos enviados por professores, educadores e estudantes. No total, os 34 finalistas, os 16 vencedores escolhidos por especialistas e pelo júri popular (que somou mais de 540 mil votos) e suas instituições receberam R$ 301 mil.

Em 2014, o Prêmio RBS de Educação foi reconhecido com o Prêmio Empresa Cidadã ADVB em Santa Catarina, na categoria Participação Comunitária.