Relatório 2015 /

A educação precisa ser a maior causa social dos brasileiros. Essa convicção, traduzida no posicionamento "Conhecimento Transforma", lançado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho em 2015, mostra que existe um caminho para o país – que é o de incentivar a busca pelo conhecimento e criar oportunidades efetivas de desenvolvimento para os nossos jovens.

Os projetos que a FMSS desenvolveu e as ações de nossos parceiros que apoiamos em 2015 partem da nossa convicção de que é fundamental pensar a educação inserida no contexto do século 21. Acreditamos, aqui na FMSS, que as transformações tecnológicas trouxeram oportunidades de incentivar novas formas de saber e de criar, por meio das mídias digitais, dos diálogos sociais, de novas linguagens como a programação, e de ferramentas de aprendizagens, como os games. São caminhos, com um imenso potencial a ser desvendado para a conexão com as novas gerações, fazendo uma ponte entre os aprendizados que reunimos até aqui e o maravilhoso mundo novo das descobertas que surgem em nosso dia a dia.

Ao fortalecermos essas conexões, a educação se transforma em um conjunto de iniciativas, que transcende a escola e passa pelas famílias, pela mídia, pelas relações entre colegas e pelas relações entre educadores, alunos e sociedade. A colaboração horizontal inova e muda significados, abrindo novas perspectivas sobre o mundo, melhorando a compreensão do ensino e superando as dificuldades estruturais da educação brasileira.

Para colocar em prática o posicionamento lançado em 2015, a Fundação Maurício Sirotsky passa a ser orientada por cinco norteadores:

Aproximação com o jovem.

Tudo conectado.

Inovação e experimentação.

Ampliação do significado de educação.

Colaboração e compartilhamento de conhecimento.

No ano de 2015, as atividades da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho mostraram que a sociedade quer transformação, e que a educação é um caminho viável para isso. Neste relatório, você poderá visualizar as ações realizadas, as repercussões e as contribuições para a vida das pessoas envolvidas.

Um agradecimento especial à equipe da FMSS pelas realizações de 2015.

Um forte abraço,

Nelson Sirotsky

Recursos Próprios

• R$ 1.369.632,57 Total

Doação de Mídia

• R$ 56.262.142,85 Mídia doada pelos veículos do Grupo RBS

Projetos em Parceria

• R$ 1.685.603,52 Total

Total Geral

R$ 59.317.378,94

O que é?

Acompanhamento pela equipe técnica da FMSS e do Cenpec dos projetos vencedores da categoria Jovens Protagonistas do 2° Prêmio RBS de Educação (2014).

Apresentação

O projeto de Bruna Donadel (17 anos), Desvendando a Matemática, consistiu em aulas para alunos que tinham desempenhos ruins nesta matéria. Um dos objetivos de Bruna foi permitir uma melhor compreensão das questões através da leitura.

O projeto de Letícia Vargas (15 anos), Caravana da Leitura, trabalhou a leitura de uma forma lúdica, através de uma caravana que distribuiu livros e que também reuniu apresentações teatrais, música e outras atividades.

Resultados

Os alunos de Bruna obtiveram menções honrosas e medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2015. As iniciativas de Letícia chegaram a levar, em um único dia, três mil pessoas às ruas da cidade de Quinze de Novembro para assistir aos espetáculos da caravana de leitura. A caravana também chegou a outras cidades da região do Alto Jacuí.

O que é?

Oficina para autores independentes, com participação do jornalista, poeta e cronista Fabrício Carpinejar, das escritoras Irka Barrios e Janice Diniz e do escritor Anderson Santos, realizada na semana da Feira do livro de Porto Alegre.

O que é?

Debate sobre gamificação na educação realizado pela FMSS em parceria com o Grupo RBS e com o jornal Zero Hora, que aconteceu no StudioClio, em Porto Alegre.

Palestrante Convidado

Rafael Parente é publicitário, mestre em gestão da educação e doutor (PhD) em educação internacional e desenvolvimento pela NYU. Como subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, implementou programas como o Educopédia, GENTE e Rio Educa. É o idealizador do projeto Conecturma, focado na alfabetização e no letramento digital de estudantes de 4 a 8 anos, que está sendo aplicado em parceria com secretarias de Educação de vários municípios do país.

O que é?

Evento realizado em Porto Alegre pela FMSS, em parceria com o Grupo RBS e o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O fórum debateu a qualidade da educação, reunindo lideranças empresariais, autoridades e estudiosos do setor, com painéis de discussão sobre exemplos atualmente adotados e perspectivas de melhorias para o país.

Impactos

O evento contou com a participação do secretário da educação do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha, e com o senador da República José Pimentel, além de outras 12 autoridades especializadas no tema, com o apoio de 18 entidades. O apoio da FMSS na comunicação do evento produziu um hotsite, indicou palestrantes e levou a caravana da leitura para arrecadar livros.

Resultados

Mais de 1,8 mil pessoas participaram dos debates, com certificados de 9 horas/aula.

O que é?

A FMSS realiza a gestão estratégica dos recursos incentivados do Grupo RBS. O Funcriança do Grupo RBS apoia entidades do 3° setor com doações financeiras para projetos sociais voltados à criança e ao adolescente.

A FMSS desenvolveu um modelo próprio para incentivar que os colaboradores do Grupo RBS doem até 6% do seu imposto de renda devido para projetos sociais.

Funcriança RBS

• A RBS doou diretamente para ONGs R$ 156.462,00 em 2015.

• Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul R$ 13.040,50

• Casa do Menino Jesus de Praga R$ 7.500,00

• Centro Cultural James Kulisz R$ 13.056,50

• Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla R$ 26.093,00

• Fundação Thiago de Moraes Gonzaga R$ 52.090,00

• Kinder - Centro de Integração da Criança Especial R$ 31.629,50

• Lar de Santo Antônio dos Excepcionais R$ 13.052,50

• Total geral R$ 156.462,00

Funcriança colaboradores

• A FMSS fez uma campanha interna com os colaboradores do Grupo RBS para incentivar a doação ao Funcriança.

• No total, foram 43 doadores e 12 instituições beneficiadas pelas doações.

• Valor de R$ 136.375,00 doados pelos colaboradores.

• Associação Beneficente de Pesquisa em Doenças Respiratórias (APA - Associação de Peito Aberto)
    Porto Alegre/RS R$ 1.200,00

• Associação Beneficente Santa Zita De Lucca
    Porto Alegre/RS R$ 74.300,00

• Associação dos Moradores da Vila Parque Santa Anita
    Porto Alegre/RS R$ 7.200,00

• Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio
    Porto Alegre/RS R$ 2.000,00

• Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
    Porto Alegre/RS R$ 3.000,00

• Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo
    Porto Alegre/RS R$ 9.125,00

• Patronato Agrícola
    Santa Rosa/RS R$ 1.200,00

• Projeto Pescar
    Porto Alegre/RS R$ 20.000,00

• ABAM – Associação Blumenauense de Amparo aos Menores
    Blumenau/SC R$ 3.100,00

• Associação Horizontes
    Florianópolis/SC R$ 1.150,00

• Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI)
    Florianópolis/SC R$ 4.900,00

• Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA)
    Florianópolis/SC R$ 9.200,00

O que é?

Organização chancelada pela ONU que mobiliza a sociedade de Santa Catarina para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A FMSS faz parte da coordenação do Movimento, apoiando a área de Comunicação.

O que é?

Workshop formativo realizado pela FMSS em parceria com o Grupo RBS e com a Fundação Gerações. O WAP capacitou ONGs gaúchas na metodologia de avaliação de impacto de projetos sociais.

Impactos

O curso aconteceu em duas cidades, Porto Alegre e Caxias do Sul, com a participação de representantes de 30 organizações nas duas cidades. Total de 18 horas de formação.