A possibilidade de desenvolvimento social através de incentivos fiscais as empresas

Por Rafael Piccoli

O país dispõe hoje de diversos mecanismos de incentivo fiscal dos quais pessoas jurídicas podem se valer para destinar parte dos seus impostos a projetos e ações sociais. Os incentivos fiscais são um importante instrumento de fomento as empresas para contribuírem com projetos que trabalham em diversas áreas. As empresas podem usar os incentivos federais, cujas deduções são feitas a partir do Imposto de Renda. Elas precisam ser, necessariamente, tributadas com base no Lucro Real. Se a empresa recolher impostos por outra modalidade, não poderá se valer desse tipo de benefício tributário.

Através do IR é possível financiar projetos com crianças e adolescentes, esportes, cultura, audiovisual, idosos, deficientes físicos, e de oncologia. Em cada uma destas áreas há uma lei específica para cada incentivo, exigindo que aquele projeto seja vinculado a um órgão gestor, como exemplo para projetos de cultura, o proponente tem que ter registro e projeto aprovado no  Ministério da Cultura, o mesmo acontece com outros os quais é necessário vínculo ao Ministério do Esporte, Ministério da Saúde e etc. Já nas leis de incentivo estaduais é possível valer-se do ICMS para financiar projetos de assistência social, cultural e de esporte.

Em cada uma destas esferas também leis específicas e órgãos que conferem os projetos propostos, os avaliam, aprovam, dando-lhes um certificado para captar recursos para seu projeto. É muito fácil para as empresas fazer doações através destes mecanismos, pois o processo é simples, basta a entidade beneficiada apresentar o certificado de captação e recibo já  aprovado pelos órgãos regulamentadores.

O processo não compromete a empresa em embutes ou fiscalizações do fisco. A cada momento, novas leis federais, estaduais e municipais estão surgindo e permitindo a destinação de impostos devidos nas três esferas. Isto permite as empresas escolherem para onde vai parte de seus impostos, de maneira que ajudem o desenvolvimento social, ao mesmo tempo que gera uma contrapartida de reputação positiva para a empresa, ajudando-a no exercício da responsabilidade social.

 

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