Por: Camila Konrath e Flávia Leal Alves

Logus – A Saga do Conhecimento conheceu sua grande vencedora neste sábado (10) na Festa Logus, evento de encerramento e premiação do game. A festa contou com a participação da vlogger Ana de Cesaro e do DJ Paulo Leitão como mestre de cerimônias, e o pessoal do Teatro Mototóti.

A RBS TV de Porto Alegre foi palco de atividades lúdicas e apresentações artísticas, recepcionando as 13 escolas que mais se dedicaram à saga. Na última batalha contra Nulis, o vírus do desinteresse, as equipes participantes do jogo fizeram missões ao vivo no estúdio com a colaboração da outra parte das equipes que ficaram nas escolas, ajudando nas tarefas pelas redes sociais.

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fermino Ferronatto vibraram muito com a conquista, já que foram os grandes vencedores da saga. A professora representante da equipe, Letícia de Azevedo, ressaltou a importância de Logus para a escola: “O conhecimento que a gente adquiriu durante este jogo foi grande. Os alunos aprenderam muito sobre sustentabilidade, como transformar as coisas, a importância da união do grupo também. Isso tudo faz toda diferença na vida deles”.

Participaram do jogo 217 equipes, de escolas da rede pública, de 118 municípios gaúchos.

Conheça as três grandes vencedoras:

1º lugar – Escola Municipal de Ensino Fundamental Fermino Ferronatto  

2º lugar – Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes

3º lugar – Escola Estadual de Educação Básica José Plácido de Castro

“Para nós da FMSS e Grupo RBS é muito importante conseguirmos esse engajamento das escolas porque vemos com alegria a criatividade e o comprometimento com a educação. Tivemos mais de 200 escolas e mais de 3.000 alunos e professores fazendo entregas de muita criatividade e competência nas atividades. Isso cumpre o objetivo do projeto que é passar a mensagem de que cada um tem que agir para a transformação do coletivo”, ressalta a gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lucia Ritzel.

Além dos três vencedores gerais, foram anunciados no evento os ganhadores da última missão do game, Vertus, dos Actus, desafios semanais relacionados às disciplinas escolares, e o troféu Omni para as equipes mais engajadas.

Vencedores da missão Vertus

1º lugar – Escola Estadual de Educação Básica Dom Erico Ferrari, com o projeto “Minha escola, tua escola, nossa escola”.

2º lugar – Escola Estadual de Educação Básica José Plácido de Castro, com o projeto “Mãos à obra!”.

3º lugar – Escola Estadual de Ensino Médio Vespasiano Correa, com o projeto “Insistir, persistir, sonhar, idealizar … transformar”.

Vencedor de Actus

A equipe que ganhou mais desafios Actus foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini.

Vencedores de Omni

Duas equipes realizaram todas as missões e demais atividades de Logus, recebendo, portanto, o troféu Omni de equipe mais engajada, são elas:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Fermino Ferronatto  

Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes

Trajetória das campeãs do game

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FERMINO FERRONATTO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fermino Ferronatto, de Caxias do Sul, foi a grande vencedora do game Logus de 2016. A equipe, formada por 46 membros, se esforçou na jornada pela busca do conhecimento. Em Genus, eles ativaram a sustentabilidade usando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, do PNUD, com a temática “Consumo e produção responsáveis”, elaborando um projeto que tem o objetivo de instaurar uma gestão responsável na escola com base em três pilares: construção de uma horta escolar, captação da água da chuva e o reaproveitamento da sobra dos alimentos. Em Lectius, eles incentivaram o amor pelos livros com a “A Hora da leitura”, iniciativa que pede aos alunos que parem por alguns minutos do dia e leiam obras literárias. Já na terceira missão, Polis, eles pensaram uma maneira criativa para resolver a falta que fazia de um espaço de lazer para brincarem. Para isso, mobilizaram a comunidade e reuniram 130 assinaturas em um abaixo-assinado que será encaminhado à Prefeitura para revitalizar a pracinha perto da escola. Em Vertus, a equipe reuniu todo o conhecimento que aprendeu na jornada de Logus e colocaram em prática um sonho que já perceberam em Genus: uma horta na escola e uma composteira, além de um depósito para a cozinha.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TIRADENTES

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes ficou em 2° lugar geral no jogo Logus – A Saga do Conhecimento. A escola de Flores da Cunha formou uma equipe com 18 pessoas, entre estudantes e professores. Eles se dedicaram à jornada de Logus, participando de todas as quatro missões. Em Genus, a primeira delas, a equipe elaborou um projeto de uma horta vertical nas dependências da escola, valendo-se do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, do PNUD, com a temática “Consumo e produção responsáveis”. Já em Lectius, a missão que incentivou a participação no 4° Prêmio RBS de Educação, eles promoveram encontros na escola com escritores para aprimorar o gosto pela leitura e escrita. Em Polis, os Ativados produziram uma história em quadrinhos, mostrando que o cidadão comum pode atuar na política por meio do projeto “Vereador por um dia”, da Câmara de Vereadores da cidade. Na última missão, Vertus, os alunos colocaram a mão na massa, mobilizaram muitas pessoas da comunidade e revitalizaram o parque infantil da escola.

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOSÉ PLÁCIDO DE CASTRO

A Escola Estadual de Educação Básica José Plácido de Castro, de Relvado, mostrou que com persistência e muita dedicação se vai longe: em 2015, após uma brilhante participação, foi a grande vencedora da primeira edição do game Logus. Em 2016, a equipe, dessa vez formada por 106 membros, quis continuar a transformar a escola e a eles mesmos, desenvolvendo ainda mais as competências do jogo – mobilização, criatividade, espírito de equipe, inovação e atitude protagonista. Ganharam a medalha de bronze, conquistando o terceiro lugar em uma jornada marcada por conquistas. Em Genus, eles mobilizaram toda a comunidade de Relvado e cidades vizinhas e alcançaram 58.906 votos, ficando em primeiro lugar nesta missão. Seu projeto usou como base o ODS 2, com a temática “Fome zero e agricultura sustentável”, e levantou a importância de usar o solo de maneira sustentável, eliminando os agrotóxicos e disseminando este conhecimento junto às famílias. Em Lectius, eles trouxeram rodas de leitura para que as crianças lessem histórias e soltassem a imaginação. Em Polis, elaboraram um projeto para resolver um problema de todos da escola: construir um muro de contenção no parquinho para evitar o desmoronamento e proteger o lugar contra a erosão. Na última missão, Vertus, o desafio de Polis se tornou realidade: eles construíram o muro e provaram que a união de todos da comunidade é transformadora.

Sobre Logus

A primeira versão do game (2015) se passa em 2087, quando o Game Master convoca um grupo de Ativados para combater Nulis. Agora, nesse segundo ano da saga, o vírus infectou a internet. Para evitar que todo o conhecimento da humanidade se perdesse, os Ativados do futuro recorreram aos jovens de 2016, que tiveram que impedir o nascimento de Nulis, acumulando Logus, a energia do conhecimento, em cada nova missão e desafio da saga.

Ao longo das etapas do game, as equipes ganharam recompensas em dinheiro e/ou pontuação para, ao final da saga, as equipes que acumularem mais Logus (os pontos do jogo) ganharão a saga. A grande equipe vencedora receberá R$ 5 mil, a segunda colocada, R$ 3 mil, e a terceira, R$ 2 mil.

O objetivo do Logus é estimular o protagonismo dos jovens por meio da metodologia da gamificação, incentivando o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos e fomentando mudanças positivas para as comunidades nas quais eles estão inseridos. O público do jogo são as escolas públicas do Rio Grande do Sul.

Sobre as missões

Mobilização, criatividade, espírito de equipe, inovação e atitude são as competências socioemocionais que o game estimulou no projeto de seis meses nas quatro grandes fases: a primeira delas foi Genus, que tratou sobre o tema da sustentabilidade, pedindo aos  participantes um projeto baseado em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi parceiro no desenvolvimento da missão. Lectius incentivou que as equipes participassem da 4ª edição do Prêmio RBS de Educação, pelo envio de projetos de incentivo à leitura. Polis estimulou o interesse sobre o conhecimento em política, prevendo atividades que os despertem para uma convivência cidadã. A ONG Politize foi parceira nessa fase do game. A última, Vertus propôs aos participantes uma sequência de aprendizados que visam a transformação de um espaço na comunidade onde a escola está inserida. Nosso parceiro para esta atividade é a empresa de negócio social Tono.

Além das missões, outros desafios direcionados à equipe e à comunidade escolar ocorreram ao longo do ano. Entre eles, os ACTUS, em que cada membro da equipe é convocado a ativar seu avatar para resolver desafios por meio de atividades relacionadas às disciplinas curriculares – Matemática, Língua Portuguesa, Física, Biologia, Filosofia, Educação Física, Sociologia, História, Literatura e Artes. Ao todo, foram enviados 376 vídeos nesta tarefa.