O que é o Funcriança RBS?

É um projeto do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em parceria com a ARBS, que estimula os colaboradores da empresa a direcionarem até 6% um percentual do seu imposto de renda devido para projetos sociais cadastrados nos Fundos para Infância e Adolescência (FIA).

É uma das poucas oportunidades que os cidadão têm de escolher para onde direcionar seu imposto. Com o Funcriança, cada um pode exercer sua responsabilidade social, pois , ao invés de repassar o tributo integralmente ao Tesouro Nacional, você pode destinar um percentual para iniciativas sociais do seu município.

Neste processo, a FMSS seleciona e identifica instituições e projetos aptos a receberem os recursos, e gerencia todo o processo de doação junto aos Fundos para os colaboradores do Grupo RBS.

 

Como funciona?

Ao declarar seu imposto, em março/ abril de 2015, o colaborador informará que fez uma doação e o valor será automaticamente descontado da parcela do imposto a pagar ou adicionado à restituição, nos casos em que o contribuinte tem imposto a restituir.

A devolução deste adiantamento para a RBS será feita somente após este processo, a partir de novembro de 2016.

 

Confira as organizações selecionadas para receberem o recurso de 2015.

Porto Alegre 

Organização

Projeto

Descrição

A​ssociação Beneficente Santa Zita De Lucca

 Manutenção Institucional

  O projeto visa garantir o acesso à formação integral (educação, nutrição, saúde mental, atividades esportivas e artísticas, autoconhecimento e valores cidadãos) a 325 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal da Vila Maria da Conceição e arredores.

Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo

Apoio Educacional

  Visa proporcionar apoio educacional aos alunos do 5°, 6º e 7° anos do ensino fundamental, das escolas da comunidade, que apresentam dificuldades, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assim como, oportunizar atividades esportivas, recreativas, inclusão digital. Atendem mensalmente 660 jovens.

 Fundação Thiago de Moraes Gonzaga

 Manutenção da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente)

 Busca recursos que possibilitam a estabilidade necessária para promover a causa Vida Urgente, que tem como principal objetivo prevenir acidentes com crianças e adolescentes nos diferentes espaços de circulação, desenvolvendo ações e programas permanentes de educação. Em 2013 foram atendidos 4950 jovens de 7 a 12 anos, 4300 de 12 a 16 anos e 8640 de 15 a 18 anos em todo o RS.

Florianópolis 

Organização

Projeto

Descrição

Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina – CDI

 Ler – Entender – Saber

 Visa o desenvolvimento de habilidades, como escrita, leitura e interpretação de textos, correlações entre leitura e realidade, através do uso da tecnologia da informação e comunicação e do uso da internet com objetividade. Um educador mediará o processo.

 GTCC – Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense

 Transforma- Inclusão Social Através da Dança, Esporte e Artes

 O projeto atende cerca de 150 crianças e adolescentes com idades entre 07 e 17 anos, das comunidades do Caeira do Saco dos Limões, Pantanal, Trindade e Serrinha, matriculadas na Rede Pública de Ensino, e em situação de vulnerabilidade social, oportunizando oficinas de ballet clássico, esportes e artes, com aulas semanais.